quarta-feira, 31 de março de 2021

Rainha da Cocada Preta

 Quando tinha 17 anos morria de vontade de votar.

Fui ao cartório que era no Forum Velho e preenchi minha ficha para pegar o título.

O ano era 1973.

Sai de lá feliz.

Finalmente eu votaria como pessoa adulta.

No dia marcado para pegar o titulo voltei lá animada.

Havia um carimbo na ficha que preenchi

NÃO TEM IDADE

Acabou minha alegria.

Tive que esperar o mês de Junho de 1974 para fazer meu titulo.

Naquela eleição estava eufórica para votar.

Não sabia nada de votos.

No dia tão esperado sai cedinho cumprir meu tão esperado dever.

Nem sabia como seria.

Morava no Bairro Barcelona e votaria no Ceonc.

Sai na rua e uma pessoa de carro me abordou.

Perguntou se ia votar.

Sim!!!

A pessoa me levou até a Escola de carona e me deu um santinho para eu votar no candidato dela.

Fiz tudo certinho😄😄😄

Em minha cabeça votar era aquilo.

A pessoa escolheu meu vereador e eu peguei um santinho no chão com o número do Prefeito.

Voltei para casa me sentindo a Rainha da Cocada Preta😄😄😄😄😄

Hoje eu diria à mim:

Mocoronga!!!

Importante para mim era pegar dois santinhos.

Um para prefeito e outro para vereador.

E ficar atenta para não ter o voto anulado.

Para mim era um ato de cidadania porque meus pais nunca votaram.

Eu queria fazer diferente e ter "vez e voz"

E toca votar em qualquer um sem nem imaginar a responsabilidade de analisar e escolher.




Nenhum comentário:

Postar um comentário