domingo, 14 de fevereiro de 2021

Surtar ou encarar?

 À muitos anos eu trabalhava numa empresa de confeções e tinha no local uma costureira que tinha umas crises estranhas.

Ela estava ali trabalhando duro na produçao e de repente dava um grito e travava as mãos atrás das costas como se estivesse algemada.

Nossa encarregada de produçao evangélica orava e corria pegar o óleo ungido para socorre-la.

Numa dessas vezes eu me levantei e fui até lá tentar resolver com sensatez pedindo que ela soltasse as mãos e melhorasse.

Ela nem me ouviu!

O que seria aquilo?

Uma crise histérica em razão da pressão para produzir mais e mais com qualidade?

Ou uma possessão demoníaca?

Eu sempre procuro agir com a razão e não me deixar levar por crendices mas que era estranho isso era sim!

Eu entendo que a pressão dentro de uma empresa de confeção era desgastante.

Era exigido sempre mais e mais e nao importava quanto a gente produzisse era sempre exigido um "tantinho a mais"

Lembro de uma vez que eu produzia lapelas para bolsos na empresa.

Era exigido 120 peças/hora.

Eu me matava e nao conseguia atingir a meta e a encarregada xingando o tempo todo.

No outro ano retornou o mesmo serviço para mim.

Desanimei!

Curiosamente eu consegui produzir as 120 peças/hora aquela semana.

Fiquei feliz e aliviada.

Ai chega o gerente e puxa uma cadeira e se senta em minha frente.

Pergunta como está o serviço e eu explico que finalmente estou conseguindo atingir a meta.

Ele me olha e diz: Ótimo...só que eu vou querer que você produza 140 peças/hora esse ano.

Deu vontade de mandar.............

Era uma pressão imensa em cima das funcionárias.

Bem fazia aquela colega que de repente surtava no meio do expediente!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário