terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Tempos dificeis

 Quem se lembra que nos anos 60 nao havia óleo de soja como hoje.

Ou se havia desconheço.

Nós compravamos meio litro de óleo de "minduim" na Venda de Lêo no Bairro Barcelona.

Tinha que levar o litro engordurado e sujo que era sempre o mesmo e eles tiravam o óleo de um tambor sujo e engordurado também e mediam.

Tempos antigos que a higiene era precária.

O arroz,feijão,açúcar e farinha ficava exposto em caixotes na beira da parede e as pessoas escolhiam que arroz ou feijão levar.

Eu sempre ia comprar meio quilo de arroz,meio quilo de feijão,meio quilo de açucar.

O café era moido na hora .

O sabão ficava numas caixas de papelão na entrada.

Tinha uns sabão rosa que era mais caro.

Eu sempre conprava uns pedaços horriveis,marron.

Era o sabão "mai barato".

O leite era vendido em litros retornáveis mas nao era para meu bico😭

Algumas raras vezes minha mãe mandava eu com uma caneca de alumínio comprar um pouquinho de leite para mim.

Provavelmente a Maria do armazém vendia de dó porque tinha que abrir um litro para tirar aquele pouquinho.

Na padaria da Quinha eu comprava pão de meio quilo.

Morria de vontade de comer um pãozinho pequeno"filãozinho" mas meu pai nao deixava comprar.

As vezes eu ganhava um.

Pelo jeito eu ficava encarando o pão e ganhava por dó.

Bolacha se havia eu desconheço.

A primeira vez que ganhei um chocolate fiquei pasma.

Nao me achava merecedora de alguém me dar uma coisa tao valiosa.

Era um chocolate Prestígio que eu ganhei da patroa dona Isaura.

Ela chegou com um punhado e me deu um.

Ja se passaram mais de 50 anos e nao esqueci o presente tão valioso naquele momento.

Jamais imaginava alguém dividindo comigo algo assim.

Lembro também de nossa vizinha comendo confeitos de chocolate e me oferecendo.

Nao tive coragem de aceitar.

Era demais para minha cabeça estender a mão e pegar.

Ou eu era uma idiota ou a vida era diferente.

Mas as coisas mudaram muito!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário