segunda-feira, 5 de abril de 2021

Mulher submissa eu???

 Muitas vezes durante os 38 anos que convivi com meu pai eu tentava conversar com ele.

Nunca consegui!

Ele se sentava na sala e discorria longamente sobre qualquer assunto.

Era um monólogo solitário.

Eu nao podia opinar.

Se abrisse a boca para comentar algo ele ja se estressava e dizia:Eu nao sei nada,você é que sabe tudo!

E encerrava ali qualquer possibilidade de diálogo.

Mulher nao devia opinar em assunto nenhum.

Tinha que ouvir e só.

Muitas vezes falando de religião ou sobre a Bíblia o assunto fugia completamente daquilo que estava escrito.

Eu tentava explicar que a visão era outra e ele já virava no cão.

Se ele estava dizendo eu tinha que acatar em silêncio e aprender com ele.

Se estava certo ou errado nao importava.

Eu tinha que ficar calada ouvindo o monólogo interminavel e só.

Eu teimosa que sou, discordava.

Era motivo de briga.

Minha mãe desesperada porque "sabia o papel da mulher" corria para longe,juntava as mãos em oração e falava: Senhor,fecha a boca da Eva!!!

Para ela trocar ideias era faltar com o respeito no papel que ela aprendeu:

De ser cordata e submissa,sem se importar com o teor da conversa.

Era para fazer o papel de mulher e baixar a cabeça em silêncio .

Mulher na casa de meu pai nao tinha que achar nada!

Ele achando isso ou aquilo era o suficiente.

E assim perdemos a chance de conversar,trocar opiniões,ser amigos.

E nesse desencontro de hábitos e educaçao a morte chegou inesperadamente para ele num acidente em casa.

E eu nunca pude ser a filha que eu queria ser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário