sábado, 11 de março de 2023

Casar?

 Eu tinha meus 13 anos.

O sonho de minha mãe era me casar.

Desde que eu tinha uns 8 anos ela já fazia meu enxoval.

Um monte de panos encardidos de saco de açúcar que era moda na época.

Toalhas,pano de prato, lençóis,toalhas de mesa.

Tudo de saco branco,que de branco não tinha nada pelo tempo que estava enfiado na gaveta aquilo.

Aquele dia veio um conhecido nos visitar.

Ele tinha 19 anos e tinha vindo de muito longe e estava hospedado na casa de minha tia.

Aí aquela tarde entrou em nossa casa bater papo.

Minha mãe correu na cômoda e tirou aquele monte de roupas encardidas e mostrou uma a uma para o rapaz.

Depois que ele saiu ela estava animada: Ele vendo que você tem "enxovar"pode querer casar!

Éramos duas crianças!

Mas naquela época as pessoas achavam que uma menina de 13 anos já tinha que ser empurrada para casar.

E o que se esperava era um casamento civil e religioso com uma noiva virgem.

Outros tempos e outros costumes.

Não sei se era melhor!

A mulher tinha poucas oportunidades de fazer escolhas consciente.

Era casar e pronto!!!

O moço em questão me deu uma foto 3/4 e por anos eu guardei na esperança que aquilo fosse um interesse em mim 

A alguns anos vi um senhor num velório e me perguntaram se eu me lembrava dele.

Não!!!

Era o moço com quem eu sonhei casar apenas porque ganhei uma foto 3/4🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

A foto ficou comigo uns 15 anos nem sei porque.

Guardei junto com as outras fotos de família como lembrança de uma bobagem que rendeu sonhos para minha mãe por bastante tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário